Manual R.O.T.A.M LS - Guilherme_Staff
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Manual R.O.T.A.M LS - Guilherme_Staff
Comandos:
/r-Radio Da ROTAM
/D-Departamento Fala Com Todos Os policiais
/m-Megafone
/su-Aumenta Nivel De Procurado
/ficha-Limpa Ficha Dentro Da Hq
/prender-Prende No Icone
/batercartao-Bate Cartao
/procurados-Ve Procurados
/algemar-Algema
/Imo-Imobiliza Por 20 Seg
/revistar-Revista Ve Se Esta Com Itens Ilegais
/bafometro-Ve Se Esta Alcolizado
/taser-Taser Tranquilizant
/retirar-Retira Drogas Mats Etc..
/multar-Multa Pessoa
/gov-Governo Anuncio Dos Policias So Usa Se For c4 E Com Permiçao De Lider Ou Sb
/camera-Camera No Painel Da Dp-Pm
/arrombar-Arromba Porta
/abrirgn-Abre Portao Do Exercito
/app-Portao Dos Estacionamento
/pe-Portao Externo
/pb2-Portao Rotam Ls
/pb3-Outro Portao Rotam ls
/app-Portao rotam e pm sf
/pqsf-Equipa Pm SF
/RefemSalvar-Salva Refem No Seq
/desamarrar-Desamarra Refem Quando Salva Ele Do Seq
/ronda-Rondar
/Pregos-Coloca Pregos
/rpr-Retirar Pregos
/rpall-Retira Todos Os Pregos Presisa Ser c4
Oque A Rotam Pode Fazer?
1º- Participar de operações para retomar áreas sob forte influência criminosa.
2º- Realizar a segurança de locais/pessoas importantes.
3º- Realizar rondas, onde a PRIORIDADE é retirar as drogas e materiais das ruas ou pegar procurados.
4º- Realizar resgates de pessoas seqüestradas que não sejam FARC ou GI,caso contrario SE TIVER MENOS DE 5 GN ON, COM 5 GN ON A GN AGE, COM 4 A ROTAM AJUDA.
5º- Ajudar a GN em atentados quando houver necessidade. MESMA COISA AJUDAR APENAS SE TIVER MENOS DE 5 GN ON.
6º- Organizar Blitz com o objetivo de retirar drogas e materiais das ruas. E TAMBEM PEGAR LICENÇAS E TALVES RETIRALAS SE O PROPRIETARIO DEMONSTRAR ALGUMA IRREGULARIDADE.
7º- Realizar operações para impedir rachas no aero de Los Santos.
8º-Para realizar o item 1, é necessária a organização de um major ou superior..
9º-Para realizar o item 2, é necessário o pedido de um prefeito ou líder de uma organização governamental.
10º-Para realizar o item 3,é importante a organização sendo feita pelo cargo mais alto online.
11º-Não é necessária permissão para o item 4,todos que estiverem online tem que ir,só é permitido ir sozinho um major ou líder,dependendo da ocasião.
12º-Para realizar o item 5, é necessário o pedido de ajuda da GN, caso contrário não vá.
13º-Para realizar o item 6, é necessário organização de um major ou superior.
14º-Para realizar o item 7, é necessário organização do cargo mais alto online.
Oque A Rotam Nao Deve Fazer(Regras)
1- Dar /su em ASFARC ou GI, ou dar/su em zonas de guerra (Unity, Glen Park, Morro, Casarão). Dos
2- Usar spray ou /imo em combate.
3- Realizar DB em um suspeito à pé ou em bicicleta.
4- Atirar sem motivo. (DM)
5- Floodar (qualquer canal, seja o local, o /d, o /r, e muito menos o /gov).
6- Discutir no /r ou /d, principalmente se por motivos fúteis.
7- Desobedecer a ordens de um superior que tenham a intenção de organizar a situação.
8- Pedir cargo ou "puxar saco" de superiores.
9- /equipar em combate.
10- Ir a HQ das FARC ou da GI.
11- Atirar em presos.
12- usar o /gov. sem permissão de um superior.
13- sair da hq sem equipar ou /batercartao.
14- Não entrar no Team Speak antes ou pouco após logar(a não ser que tenha um bom motivo)
15- avisar quando for dar um /su (para não sair mais de um /su no suspeito)
16- Não comparecer em uma chamada na HQ, seja para o que for, chamou HQ largue tudo o que estiver fazendo e compareça rapidamente.
17- Não desrespeitar o colega, chingamentos entre membros ou brigas não serão toleradas.
18- Usar da autoridade como ROTAM para beneficiar a si mesmo. (Abuser)
19- Jamais revistar sem o suspeito estar de /handsup ( só se estiver dentro da HQ ROTAM / PM )
20- Não atirar no procurado sem antes mandar o /m.
21- NUNCA SER ABUSER !
OBS: A quebra de qualquer uma dessas regras poderá resultar na perda de cargo ou até demissão.
OBS: Regras como não permitir agressões morais ou uso de cheaters são redundâncias ou ser anti-rpg, pois são regras do próprio servidor, e quem
descumpri-las estará sujeito a punições dos próprios ADM's.
* Procedimentos ROTAM
1-RONDA
A ronda é sempre realizada em dupla (TAMBEM PODERA SER FEITA COM AMIS MEMBROS), a dupla é divida em motorista e atirador. O cargo mais alto da dupla pode escolher quem assume qual papel. Em uma ronda, o objetivo é retirar as drogas e materiais das ruas, abordando possíveis traficantes e retirando seus artigos ilegais. Caso o suspeito esteja portando drogas ou materiais ele tomará /su por drogas ou materiais, e levará voz de prisão e o policial faz o procedimento para prender o meliante.
MOTORISTA: O motorista tem o dever de escolher quem será abordado, e tocar a sirene quando passar perto dele. O motorista deve dar /su em caso de: TH, fuga (à pé). Em caso de fuga à pé, o motorista deve derrubar o suspeito com o carro, para que o atirador possa abatê-lo, sempre tomando cuidado para não tirar muita vida, pois se tornaria DB.O motorista só desce do carro caso haja reação armada do suspeito, e isso após dar o /su de TH.
ATIRADOR: O atirador tem o dever de usar o /m quando o motorista escolher quem será abordado. Após a sirene tocar, o atirador deve utilizar /m PARADO, DESÇA DO VEÍCULO E /HANDSUPCaso o suspeito desça do carro e dê /handsup, o atirador descerá da viatura, utilizará /revistar id, caso haja drogas ou materiais, eles deverão ser retirados e o suspeito tomar /su e ser levado preso. Se o suspeito estiver limpo deverá ser liberado depois que agradecer sua colaboração. Caso o suspeito desça do carro e dispare, o atirador deverá descer e revidar os tiros, lembrando que o motorista dará o /su por TH o mais rápido possível. Caso o suspeito fuja, a pé, o atirador deve persegui-lo também à pé, e abatê-lo.Caso o suspeito NÃO desça do veículo, o atirador deve dar /su id fuga (é o único /su que o atirador pode dar), e disparar contra o veículo apertando H e utilizando sua MP5.O atirador desce do carro conforme o suspeito. Se o suspeito desce, o atirador desce, caso ele entre no carro, o atirador entra.
Busca De Procurados:
Quando for atrás de procurados é aconselhável ir no mínimo em duplas ou mais, o detetive deve dirigir, se possível o atirador ser mecânico,para abastecimento e reparo do veículo, o atirador digitar /procurados e dizer o id de quem deve ir atrás, e ele deve ir orientando o motorista usando /localizar id. Quando é encontrado o procurado o atirador deve dizer /m VOCE É PROCURADO SE RENDA E /HANDSUP E TUDO FICARA BEM OU SERÁ ABATIDO, caso o procurado coopere e dê /handsup você deve retirar as armas dele, revistar e retirar materiais e drogas,e diga para que entre no carro,conte até 5 para ele entrar,caso ele não entre pode abrir fogo,se ele entrar você deve algemá-lo e levá-lo parar a HQ para ser preso.,caso o procurado não coopere ele deve ser apenas abatido e morto.
Obs.: Caso o suspeito fuja no primeiro aviso, ele já deve ser abatido sem ter outra chance de se render,pois o mesmo já mostrou não ser digno de confiança,mas se com a chegada da ROTAM o suspeito já der logo /handsup,não atirem,conte até 5 e mande entrar no carro,o suspeito deve entrar no carro na contagem,se isso não acontecer pode abrir fogo.
RETOMADA DE ÁREAS SOB DOMÍNIO CRIMINAL, OU NEUTRALIZAÇÃO DE GUERRAS ENTRE GANGS. (OP) OPERAÇÃO
Essas operações só podem ser organizadas a partir de um ROTAM cargo 5 ou maior. Um plano estratégico é sempre necessário, sempre priorizando o fator surpresa da operação, o enfraquecimento dos criminosos na área e o sigilo, para que então se torne viável um confronto mais direto. Sempre siga o plano estabelecido previamente, e sempre tome cuidado para não entregar a sua posição e dos seus companheiros. Não utilize o canal local (chat normal) em operações e muito menos o /m. Sempre procure utilizar o /r para não entregar sua presença para o inimigo. Nestas operações nunca de /su. Em caso de território, apenas utilize /Do após o domínio do local. Caso um civil adentre uma área onde a segurança está sendo restabelecida, ele deverá receber um aviso /m CIVIL SAIA DO LOCAL. Caso ele não obedeça a ordem, poderá ser abatido. Sempre procure locais seguros e com boa visibilidade dos possíveis pontos de ataque de criminosos. Sempre cuide das costas. Em operações organizadas em duplas, NUNCA se separe da sua dupla, e sempre atire em quem dispare contra a sua dupla. Maiores especificações sobre operações ficam a cargo dos oficiais responsáveis pelas mesmas, que devem deixar claro o plano e como deverá ser realizada a operação.
OBS - É recomendado a pessoas que não tem envolvimento com o crime não entrar nos TR pois é área de grandes conflitos,em operação não é lugar para pessoas conversar,ou ficar de passagem.Quanto as gangues que entrarem no tr durante a operação que saiba que vai tomar bala e não adianta da /handsup em TR,pois 1 minuto que a gente perca prendendo um cara pode prejudicar na estratégia da operação.
OPERAÇÕES PARA IMPEDIR RACHAS NO AERO DE LOS SANTOS.
Essa operações são em casos especiais,quando pessoas organizam rachas no aero de Los Santos,o que é proibido no local,a policia tem que intervir e retirar os corredores do local.Antes de chegar no aero deve ser mandado um /GOV ROTAM IMPEDE RACHAS NO AERO DE LOS SANTOS,para que todos fiquem sabendo que a rotam está chegando e se retire do local,quando a ROTAM chegar no aero quem ainda estiver lá dentro deverá tomar /su racha e ser abordado sendo levado preso.Depois que estiver limpo dentro do aero os policiais devem bloquear a entrada do mesmo para que motos ou carros não entrem mais,só será permitida a entrada a pé,pessoas que chegarem na entrada do aero devem ser avisadas pelo /m para se retirar do local,insistindo deverá tomar /su desacato e ser levado preso.Policiais não estão autorizados a atirar em pessoas que passem pela pista de entrada do aero,pórem quem de alguma forma desacatar os policias levará tiro.
TÁTICAS BÁSICAS PARA SEREM UTILIZADAS EM SEQUESTROS
Quando houver conhecimento que está acontecendo um seqüestro,imediatamente os policiais tem que ser organizar para o resgate,largue tudo o que estiver fazendo e se reúna com seus companheiros para agir,um detetive nível 5 de preferência será o motorista,se for dividido em 2 carros vai um detetive para cada carro e se possível um mecânico em cada carro,assim os outros se dividem em números iguais nos carros,a primeira coisa que o motorista
faz é localizar o refém e ir atrás utilizando o /procurar,enquanto isso todos os outros membros preparam o comando /desamarrar id para ir floodando quando chegar perto do refém,nos casos de seqüestros com carros só é permitido atirar com autorização de um cargo 3 ou mais,pois eles já estão preparados para saber quando cessar fogo,o membros devem atirar apenas nos pneus e quando conseguir cessar fogo pois o carro já estará em desvantagem por ter um pneu furado,a partir dai sem atirar apenas tenta chegar perto e desamarrar.Nos casos de seqüestro de Heli só nos resta tentar chegar perto o Maximo possível e tentar desamarrar.Já em cativeiros os policiais devem agir rapidamente,geralmente o refém está desamarrado sob a mira de uma arma,então a estratégia para abater o seqüestrador e deixar o refém vivo não pode falhar.Em todos os casos de seqüestro nunca deixe o refém morrer.Logo quando anunciar o seqüestro olhe o id do seqüestrador e dê /su seqüestro se ele não for GI/FARC,no meio do seqüestro se estiver mais alguém ajudando deve tomar /su cúmplice.Lembrando que os seqüestros devem ser organizados por cargo 3 ou +,e não pode nunca ir sozinho nesses casos,a não ser você seja um major e saiba o que está fazendo pois para ir sozinho no seqüestro só em casos isolados,para estratégias mais detalhadas sobre seqüestros leiam o manual avançados,que é importante para se tornar um sargento da ROTAM
SEMPRE EM TODAS AS OCASIÕES TENHA SUPER PACIENCIA COM NOVATOS NIVEIS 2 E 3, POIS ESTÃO APRENDENDO A JOGAR, QUANDO ENTRAREM NA HQ RECEBA ELES COM TOTAL PACIENCIA E SEMPRE DISPOSTO A AJUDAR.
IMPORTANTE >>> SEMPRE QUE PEGAR ALGUM CRIMINOZO, SEMPRE LEVE ELE PARA SER PRESO NA HQ!!!
*Armamento:
Eagle- Principal arma. Utilize em confrontos de maior proximidade.
Shotgun- As vezes pode ser substituir a eagle, mas deixa você mais lento o que pode tornar um alvo mais facil
MP5- Utilize caso o inimigo possua menos de 50 de vida e nenhum colete, ou caso exista uma relação de 2/1 de rotams e inimigos. Ou contra veículos.
M4(cargo 3)- Utilize em confrontos de longa distância, contra veículos, contra inimigos sem colete ou caso haja uma relação de no mínimo 3/2 de rotams e gângsteres.
Rifle(cargo 3)- Utilize como binóculo para analisar a situação de locais distantes, e para abater ou enfraquecer inimigos antes de um confronto de maior proximidade. Seu tiro é muito fraco, então procure não utilizálo à toa entregando sua valiosa posição em troca de tirar menos da metade do colete do inimigo.
Spray- Utilize APENAS na cadeia, caso haja uma briga. Nunca utilize para matar ou em combate. Use em pequenas quantidades só para que os presos tussam e não possam lutar.
Crimes Para Dar /Su
TH- tentativa de homicídio (qualquer agressão física a um indivíduo, ou armada a um veículo tripulado)
*Fuga - Suspeito foje de alguma revista.
*Vandalismo- agreção física a um veículo tripulado.
*Desacato- Desobedecimento de ordens policiais, após um aviso /m "ordem" ou levará /su por desacato! ;ou agressão moral a um policial. DESACATO TBM USADO POR XINGAMENTOS
*Seqüestro- Caso o seqüestrador não seja de uma org terrorista. (USADO APENAS EM GG's)
*Invasão- A locais proibidos ou interditados, após um aviso.
*Cúmplice- caso um suspeito seja cúmplice se fuga ou seqüestro.
*Ajuste- por DM ou desacato policial quando estiver na cela.
*Roubo- caso alguém roube algo na sua frente, como um veículo.
*Assalto- Caso veja um assalto acontecendo, só tente impedir se tiver membros suficientes.
*Racha- Utilizado para quem estiver fazendo racha no aero de los santos.
*Drogas- Para um suspeito que estiver, portanto drogas.(só utilizado em ronda )
*Materiais- Para um suspeito que estiver portando materiais. (só utilizado em ronda )
*Invasão- Caso alguem entre na hq e se recuse a sair.
*RP - resistencia a prisão, quando suspeito reage a revista.
OBS: Nenhum outro tipo de /su deverá ser usado por um ROTAM, desde que o su seja muito louco, como xingamentos e ofenças, punição por su indevido é demissão.
Penalidades (caso o suspeito se renda)
Desacato: Vai de 5 a 20 minutos,dependendo do nível do desacato, SE O SUSPEITO ENXE O SACO NO CARRO, METE 20 MINUTOS NELE.
Fuga: 10 Minutos
Vandalismo: 5 Minutos, CASO SEJA NOVATO E SE ENTREGUE DEIXE POR 3 MINUTOS.
Tentativa de Homicídio (TH): 10 Minutos
Drogas ou materiais: 5 Minutos
Seqüestro: (Se raptarem o seqüestrador): 15 Minutos
Roubo: 5 minutoS
Cúmplice: 5 minutos
Invasão: 5 minutos
OBS: Caso o suspeito se renda, qualquer artigo ilegal que ele carregue deve ser retirado.
Após ele se render, /m entre na viatura , e /algemar id
Leve-o para a HQ ROTAM e prenda-o conforme as penalidades.
OBS: PENALIDADES ACUMULATIVAS!
Obs:Se O Suspeito Se Render Diminua 3 Minutos
CARGOS:
Cargo 1 - Por enquanto encontra-se em treinamento, deverá fazer aquilo que os seus superiores mandarem.
Cargo 2 - Soldado - Membro "fixo" , realiza rondas, busca de procurados, participa de seqüestros apenas junto a um cargo 3 ou superior para ser promovido é necessário ler o manual avançado, o líder fará teste se for bem será promovido.
Cargo 3 - Sargento - ajudar os cargos abaixo dele a aprender a jogar , pode rondar e pegar os /tr,organizar resgates de reféns,o sargento foi um soldado que demonstrou ter capacidade para subir de cargo por cumprir com seus compromissos de forma correta.
Cargo 4 - 1º Tenente - São membros experientes que já tem uma certa confiança do líder,deve sempre orientar o cargos inferiores a nunca ficarem sem fazer nada na HQ,sempre estar chamando pra rondar ou caçar procurados,o 1º Tenente é o cargo que precisa mais demonstrar trabalho pois sua promoção leva a ser um dos cargos mais importantes da ROTAM que é o major e com muito responsabilidade.
Cargo 5 - Major - Abaixo do sub líder é o cargo mais alto da ROTAM,podem iniciar operações e fazer treinamentos diários,além de organizar os membros,pois um major já sabe tudo que deve ser feito.
Sub Líder 444 e 555 - Esses dois são os homens de confiança do líder,eles lideram a ROTAM quando o líder está ausente,esses dois tem que honrar esse cargo de muita responsabilidade e continuar demonstrando trabalho,pois com uma saída do líder um desses será o escolhido para assumir a liderança da ROTAM,porém nunca chegue nesse
Cargo de olho na liderança e sim com vontade de ajudar o seu líder a melhorar sempre a org,Os sub tem o poder de demitir qualquer um portanto que seja por justa causa,nenhum sub líder está autorizado a fazer testes ou convidar alguém para a org,se feito isso irá perder o cargo de sub-lider.
MEDIDAS ANTI-DENÚNCIA
A ROTAM é a org mais cobrada e criticada, e qualquer descuido de um membro resulta em denúncia no fórum.
Estas são algumas dicas para impedir que você seja denunciado por abuso.
1- O comando /su muitas vezes buga, e não aparece que você o usou para você ou outros policiais, mas para o suspeito aparece, e ele ganha nível de procurado. Se você usou um /su e não apareceu a confirmação no chat, aperte T e depois a seta para cima, para rever a mensagem. Se você checar que digitou o comando sem erros, NÃO O USE DE NOVO! Para o suspeito todos os /su vão aparecer, e ele pode te acusar por flood de /su.
2- Quando for utilizar o comando /imo, tenha certeza de que o suspeito está realmente fugindo PODE SER GG OU CIVIL E NÃO ESTEJA EM COMBATE, pois algumas vezes ele pode estar apenas se posicionando melhor no combate, e não fugindo.
3- Não ataque orgs que atacaram a ROTAM por "revide". Mas lembre-se de dar um /su viável, para que você tenha justificativa de atacar estes players depois.
4- Pense bem no que fazer em momentos mais tensos, pois na maioria das denúncias contra ROTAM's, o primeiro ato foi justificável, mas logo em seguida o ROTAM xinga ou mata o acusador sem motivo, perdendo assim qualquer chance de se defender com sucesso no forum.
Duvida sobre o comando /imo> SO USE SE O SUSPEITO ESTIVER CORENDo, NÃO EM COMBATE ELE PODE ESTAR ARMADO MAS NÃO EM COMBATE!
By Guilherme_STAFF
/r-Radio Da ROTAM
/D-Departamento Fala Com Todos Os policiais
/m-Megafone
/su-Aumenta Nivel De Procurado
/ficha-Limpa Ficha Dentro Da Hq
/prender-Prende No Icone
/batercartao-Bate Cartao
/procurados-Ve Procurados
/algemar-Algema
/Imo-Imobiliza Por 20 Seg
/revistar-Revista Ve Se Esta Com Itens Ilegais
/bafometro-Ve Se Esta Alcolizado
/taser-Taser Tranquilizant
/retirar-Retira Drogas Mats Etc..
/multar-Multa Pessoa
/gov-Governo Anuncio Dos Policias So Usa Se For c4 E Com Permiçao De Lider Ou Sb
/camera-Camera No Painel Da Dp-Pm
/arrombar-Arromba Porta
/abrirgn-Abre Portao Do Exercito
/app-Portao Dos Estacionamento
/pe-Portao Externo
/pb2-Portao Rotam Ls
/pb3-Outro Portao Rotam ls
/app-Portao rotam e pm sf
/pqsf-Equipa Pm SF
/RefemSalvar-Salva Refem No Seq
/desamarrar-Desamarra Refem Quando Salva Ele Do Seq
/ronda-Rondar
/Pregos-Coloca Pregos
/rpr-Retirar Pregos
/rpall-Retira Todos Os Pregos Presisa Ser c4
Oque A Rotam Pode Fazer?
1º- Participar de operações para retomar áreas sob forte influência criminosa.
2º- Realizar a segurança de locais/pessoas importantes.
3º- Realizar rondas, onde a PRIORIDADE é retirar as drogas e materiais das ruas ou pegar procurados.
4º- Realizar resgates de pessoas seqüestradas que não sejam FARC ou GI,caso contrario SE TIVER MENOS DE 5 GN ON, COM 5 GN ON A GN AGE, COM 4 A ROTAM AJUDA.
5º- Ajudar a GN em atentados quando houver necessidade. MESMA COISA AJUDAR APENAS SE TIVER MENOS DE 5 GN ON.
6º- Organizar Blitz com o objetivo de retirar drogas e materiais das ruas. E TAMBEM PEGAR LICENÇAS E TALVES RETIRALAS SE O PROPRIETARIO DEMONSTRAR ALGUMA IRREGULARIDADE.
7º- Realizar operações para impedir rachas no aero de Los Santos.
8º-Para realizar o item 1, é necessária a organização de um major ou superior..
9º-Para realizar o item 2, é necessário o pedido de um prefeito ou líder de uma organização governamental.
10º-Para realizar o item 3,é importante a organização sendo feita pelo cargo mais alto online.
11º-Não é necessária permissão para o item 4,todos que estiverem online tem que ir,só é permitido ir sozinho um major ou líder,dependendo da ocasião.
12º-Para realizar o item 5, é necessário o pedido de ajuda da GN, caso contrário não vá.
13º-Para realizar o item 6, é necessário organização de um major ou superior.
14º-Para realizar o item 7, é necessário organização do cargo mais alto online.
Oque A Rotam Nao Deve Fazer(Regras)
1- Dar /su em ASFARC ou GI, ou dar/su em zonas de guerra (Unity, Glen Park, Morro, Casarão). Dos
2- Usar spray ou /imo em combate.
3- Realizar DB em um suspeito à pé ou em bicicleta.
4- Atirar sem motivo. (DM)
5- Floodar (qualquer canal, seja o local, o /d, o /r, e muito menos o /gov).
6- Discutir no /r ou /d, principalmente se por motivos fúteis.
7- Desobedecer a ordens de um superior que tenham a intenção de organizar a situação.
8- Pedir cargo ou "puxar saco" de superiores.
9- /equipar em combate.
10- Ir a HQ das FARC ou da GI.
11- Atirar em presos.
12- usar o /gov. sem permissão de um superior.
13- sair da hq sem equipar ou /batercartao.
14- Não entrar no Team Speak antes ou pouco após logar(a não ser que tenha um bom motivo)
15- avisar quando for dar um /su (para não sair mais de um /su no suspeito)
16- Não comparecer em uma chamada na HQ, seja para o que for, chamou HQ largue tudo o que estiver fazendo e compareça rapidamente.
17- Não desrespeitar o colega, chingamentos entre membros ou brigas não serão toleradas.
18- Usar da autoridade como ROTAM para beneficiar a si mesmo. (Abuser)
19- Jamais revistar sem o suspeito estar de /handsup ( só se estiver dentro da HQ ROTAM / PM )
20- Não atirar no procurado sem antes mandar o /m.
21- NUNCA SER ABUSER !
OBS: A quebra de qualquer uma dessas regras poderá resultar na perda de cargo ou até demissão.
OBS: Regras como não permitir agressões morais ou uso de cheaters são redundâncias ou ser anti-rpg, pois são regras do próprio servidor, e quem
descumpri-las estará sujeito a punições dos próprios ADM's.
* Procedimentos ROTAM
1-RONDA
A ronda é sempre realizada em dupla (TAMBEM PODERA SER FEITA COM AMIS MEMBROS), a dupla é divida em motorista e atirador. O cargo mais alto da dupla pode escolher quem assume qual papel. Em uma ronda, o objetivo é retirar as drogas e materiais das ruas, abordando possíveis traficantes e retirando seus artigos ilegais. Caso o suspeito esteja portando drogas ou materiais ele tomará /su por drogas ou materiais, e levará voz de prisão e o policial faz o procedimento para prender o meliante.
MOTORISTA: O motorista tem o dever de escolher quem será abordado, e tocar a sirene quando passar perto dele. O motorista deve dar /su em caso de: TH, fuga (à pé). Em caso de fuga à pé, o motorista deve derrubar o suspeito com o carro, para que o atirador possa abatê-lo, sempre tomando cuidado para não tirar muita vida, pois se tornaria DB.O motorista só desce do carro caso haja reação armada do suspeito, e isso após dar o /su de TH.
ATIRADOR: O atirador tem o dever de usar o /m quando o motorista escolher quem será abordado. Após a sirene tocar, o atirador deve utilizar /m PARADO, DESÇA DO VEÍCULO E /HANDSUPCaso o suspeito desça do carro e dê /handsup, o atirador descerá da viatura, utilizará /revistar id, caso haja drogas ou materiais, eles deverão ser retirados e o suspeito tomar /su e ser levado preso. Se o suspeito estiver limpo deverá ser liberado depois que agradecer sua colaboração. Caso o suspeito desça do carro e dispare, o atirador deverá descer e revidar os tiros, lembrando que o motorista dará o /su por TH o mais rápido possível. Caso o suspeito fuja, a pé, o atirador deve persegui-lo também à pé, e abatê-lo.Caso o suspeito NÃO desça do veículo, o atirador deve dar /su id fuga (é o único /su que o atirador pode dar), e disparar contra o veículo apertando H e utilizando sua MP5.O atirador desce do carro conforme o suspeito. Se o suspeito desce, o atirador desce, caso ele entre no carro, o atirador entra.
Busca De Procurados:
Quando for atrás de procurados é aconselhável ir no mínimo em duplas ou mais, o detetive deve dirigir, se possível o atirador ser mecânico,para abastecimento e reparo do veículo, o atirador digitar /procurados e dizer o id de quem deve ir atrás, e ele deve ir orientando o motorista usando /localizar id. Quando é encontrado o procurado o atirador deve dizer /m VOCE É PROCURADO SE RENDA E /HANDSUP E TUDO FICARA BEM OU SERÁ ABATIDO, caso o procurado coopere e dê /handsup você deve retirar as armas dele, revistar e retirar materiais e drogas,e diga para que entre no carro,conte até 5 para ele entrar,caso ele não entre pode abrir fogo,se ele entrar você deve algemá-lo e levá-lo parar a HQ para ser preso.,caso o procurado não coopere ele deve ser apenas abatido e morto.
Obs.: Caso o suspeito fuja no primeiro aviso, ele já deve ser abatido sem ter outra chance de se render,pois o mesmo já mostrou não ser digno de confiança,mas se com a chegada da ROTAM o suspeito já der logo /handsup,não atirem,conte até 5 e mande entrar no carro,o suspeito deve entrar no carro na contagem,se isso não acontecer pode abrir fogo.
RETOMADA DE ÁREAS SOB DOMÍNIO CRIMINAL, OU NEUTRALIZAÇÃO DE GUERRAS ENTRE GANGS. (OP) OPERAÇÃO
Essas operações só podem ser organizadas a partir de um ROTAM cargo 5 ou maior. Um plano estratégico é sempre necessário, sempre priorizando o fator surpresa da operação, o enfraquecimento dos criminosos na área e o sigilo, para que então se torne viável um confronto mais direto. Sempre siga o plano estabelecido previamente, e sempre tome cuidado para não entregar a sua posição e dos seus companheiros. Não utilize o canal local (chat normal) em operações e muito menos o /m. Sempre procure utilizar o /r para não entregar sua presença para o inimigo. Nestas operações nunca de /su. Em caso de território, apenas utilize /Do após o domínio do local. Caso um civil adentre uma área onde a segurança está sendo restabelecida, ele deverá receber um aviso /m CIVIL SAIA DO LOCAL. Caso ele não obedeça a ordem, poderá ser abatido. Sempre procure locais seguros e com boa visibilidade dos possíveis pontos de ataque de criminosos. Sempre cuide das costas. Em operações organizadas em duplas, NUNCA se separe da sua dupla, e sempre atire em quem dispare contra a sua dupla. Maiores especificações sobre operações ficam a cargo dos oficiais responsáveis pelas mesmas, que devem deixar claro o plano e como deverá ser realizada a operação.
OBS - É recomendado a pessoas que não tem envolvimento com o crime não entrar nos TR pois é área de grandes conflitos,em operação não é lugar para pessoas conversar,ou ficar de passagem.Quanto as gangues que entrarem no tr durante a operação que saiba que vai tomar bala e não adianta da /handsup em TR,pois 1 minuto que a gente perca prendendo um cara pode prejudicar na estratégia da operação.
OPERAÇÕES PARA IMPEDIR RACHAS NO AERO DE LOS SANTOS.
Essa operações são em casos especiais,quando pessoas organizam rachas no aero de Los Santos,o que é proibido no local,a policia tem que intervir e retirar os corredores do local.Antes de chegar no aero deve ser mandado um /GOV ROTAM IMPEDE RACHAS NO AERO DE LOS SANTOS,para que todos fiquem sabendo que a rotam está chegando e se retire do local,quando a ROTAM chegar no aero quem ainda estiver lá dentro deverá tomar /su racha e ser abordado sendo levado preso.Depois que estiver limpo dentro do aero os policiais devem bloquear a entrada do mesmo para que motos ou carros não entrem mais,só será permitida a entrada a pé,pessoas que chegarem na entrada do aero devem ser avisadas pelo /m para se retirar do local,insistindo deverá tomar /su desacato e ser levado preso.Policiais não estão autorizados a atirar em pessoas que passem pela pista de entrada do aero,pórem quem de alguma forma desacatar os policias levará tiro.
TÁTICAS BÁSICAS PARA SEREM UTILIZADAS EM SEQUESTROS
Quando houver conhecimento que está acontecendo um seqüestro,imediatamente os policiais tem que ser organizar para o resgate,largue tudo o que estiver fazendo e se reúna com seus companheiros para agir,um detetive nível 5 de preferência será o motorista,se for dividido em 2 carros vai um detetive para cada carro e se possível um mecânico em cada carro,assim os outros se dividem em números iguais nos carros,a primeira coisa que o motorista
faz é localizar o refém e ir atrás utilizando o /procurar,enquanto isso todos os outros membros preparam o comando /desamarrar id para ir floodando quando chegar perto do refém,nos casos de seqüestros com carros só é permitido atirar com autorização de um cargo 3 ou mais,pois eles já estão preparados para saber quando cessar fogo,o membros devem atirar apenas nos pneus e quando conseguir cessar fogo pois o carro já estará em desvantagem por ter um pneu furado,a partir dai sem atirar apenas tenta chegar perto e desamarrar.Nos casos de seqüestro de Heli só nos resta tentar chegar perto o Maximo possível e tentar desamarrar.Já em cativeiros os policiais devem agir rapidamente,geralmente o refém está desamarrado sob a mira de uma arma,então a estratégia para abater o seqüestrador e deixar o refém vivo não pode falhar.Em todos os casos de seqüestro nunca deixe o refém morrer.Logo quando anunciar o seqüestro olhe o id do seqüestrador e dê /su seqüestro se ele não for GI/FARC,no meio do seqüestro se estiver mais alguém ajudando deve tomar /su cúmplice.Lembrando que os seqüestros devem ser organizados por cargo 3 ou +,e não pode nunca ir sozinho nesses casos,a não ser você seja um major e saiba o que está fazendo pois para ir sozinho no seqüestro só em casos isolados,para estratégias mais detalhadas sobre seqüestros leiam o manual avançados,que é importante para se tornar um sargento da ROTAM
SEMPRE EM TODAS AS OCASIÕES TENHA SUPER PACIENCIA COM NOVATOS NIVEIS 2 E 3, POIS ESTÃO APRENDENDO A JOGAR, QUANDO ENTRAREM NA HQ RECEBA ELES COM TOTAL PACIENCIA E SEMPRE DISPOSTO A AJUDAR.
IMPORTANTE >>> SEMPRE QUE PEGAR ALGUM CRIMINOZO, SEMPRE LEVE ELE PARA SER PRESO NA HQ!!!
*Armamento:
Eagle- Principal arma. Utilize em confrontos de maior proximidade.
Shotgun- As vezes pode ser substituir a eagle, mas deixa você mais lento o que pode tornar um alvo mais facil
MP5- Utilize caso o inimigo possua menos de 50 de vida e nenhum colete, ou caso exista uma relação de 2/1 de rotams e inimigos. Ou contra veículos.
M4(cargo 3)- Utilize em confrontos de longa distância, contra veículos, contra inimigos sem colete ou caso haja uma relação de no mínimo 3/2 de rotams e gângsteres.
Rifle(cargo 3)- Utilize como binóculo para analisar a situação de locais distantes, e para abater ou enfraquecer inimigos antes de um confronto de maior proximidade. Seu tiro é muito fraco, então procure não utilizálo à toa entregando sua valiosa posição em troca de tirar menos da metade do colete do inimigo.
Spray- Utilize APENAS na cadeia, caso haja uma briga. Nunca utilize para matar ou em combate. Use em pequenas quantidades só para que os presos tussam e não possam lutar.
Crimes Para Dar /Su
TH- tentativa de homicídio (qualquer agressão física a um indivíduo, ou armada a um veículo tripulado)
*Fuga - Suspeito foje de alguma revista.
*Vandalismo- agreção física a um veículo tripulado.
*Desacato- Desobedecimento de ordens policiais, após um aviso /m "ordem" ou levará /su por desacato! ;ou agressão moral a um policial. DESACATO TBM USADO POR XINGAMENTOS
*Seqüestro- Caso o seqüestrador não seja de uma org terrorista. (USADO APENAS EM GG's)
*Invasão- A locais proibidos ou interditados, após um aviso.
*Cúmplice- caso um suspeito seja cúmplice se fuga ou seqüestro.
*Ajuste- por DM ou desacato policial quando estiver na cela.
*Roubo- caso alguém roube algo na sua frente, como um veículo.
*Assalto- Caso veja um assalto acontecendo, só tente impedir se tiver membros suficientes.
*Racha- Utilizado para quem estiver fazendo racha no aero de los santos.
*Drogas- Para um suspeito que estiver, portanto drogas.(só utilizado em ronda )
*Materiais- Para um suspeito que estiver portando materiais. (só utilizado em ronda )
*Invasão- Caso alguem entre na hq e se recuse a sair.
*RP - resistencia a prisão, quando suspeito reage a revista.
OBS: Nenhum outro tipo de /su deverá ser usado por um ROTAM, desde que o su seja muito louco, como xingamentos e ofenças, punição por su indevido é demissão.
Penalidades (caso o suspeito se renda)
Desacato: Vai de 5 a 20 minutos,dependendo do nível do desacato, SE O SUSPEITO ENXE O SACO NO CARRO, METE 20 MINUTOS NELE.
Fuga: 10 Minutos
Vandalismo: 5 Minutos, CASO SEJA NOVATO E SE ENTREGUE DEIXE POR 3 MINUTOS.
Tentativa de Homicídio (TH): 10 Minutos
Drogas ou materiais: 5 Minutos
Seqüestro: (Se raptarem o seqüestrador): 15 Minutos
Roubo: 5 minutoS
Cúmplice: 5 minutos
Invasão: 5 minutos
OBS: Caso o suspeito se renda, qualquer artigo ilegal que ele carregue deve ser retirado.
Após ele se render, /m entre na viatura , e /algemar id
Leve-o para a HQ ROTAM e prenda-o conforme as penalidades.
OBS: PENALIDADES ACUMULATIVAS!
Obs:Se O Suspeito Se Render Diminua 3 Minutos
CARGOS:
Cargo 1 - Por enquanto encontra-se em treinamento, deverá fazer aquilo que os seus superiores mandarem.
Cargo 2 - Soldado - Membro "fixo" , realiza rondas, busca de procurados, participa de seqüestros apenas junto a um cargo 3 ou superior para ser promovido é necessário ler o manual avançado, o líder fará teste se for bem será promovido.
Cargo 3 - Sargento - ajudar os cargos abaixo dele a aprender a jogar , pode rondar e pegar os /tr,organizar resgates de reféns,o sargento foi um soldado que demonstrou ter capacidade para subir de cargo por cumprir com seus compromissos de forma correta.
Cargo 4 - 1º Tenente - São membros experientes que já tem uma certa confiança do líder,deve sempre orientar o cargos inferiores a nunca ficarem sem fazer nada na HQ,sempre estar chamando pra rondar ou caçar procurados,o 1º Tenente é o cargo que precisa mais demonstrar trabalho pois sua promoção leva a ser um dos cargos mais importantes da ROTAM que é o major e com muito responsabilidade.
Cargo 5 - Major - Abaixo do sub líder é o cargo mais alto da ROTAM,podem iniciar operações e fazer treinamentos diários,além de organizar os membros,pois um major já sabe tudo que deve ser feito.
Sub Líder 444 e 555 - Esses dois são os homens de confiança do líder,eles lideram a ROTAM quando o líder está ausente,esses dois tem que honrar esse cargo de muita responsabilidade e continuar demonstrando trabalho,pois com uma saída do líder um desses será o escolhido para assumir a liderança da ROTAM,porém nunca chegue nesse
Cargo de olho na liderança e sim com vontade de ajudar o seu líder a melhorar sempre a org,Os sub tem o poder de demitir qualquer um portanto que seja por justa causa,nenhum sub líder está autorizado a fazer testes ou convidar alguém para a org,se feito isso irá perder o cargo de sub-lider.
MEDIDAS ANTI-DENÚNCIA
A ROTAM é a org mais cobrada e criticada, e qualquer descuido de um membro resulta em denúncia no fórum.
Estas são algumas dicas para impedir que você seja denunciado por abuso.
1- O comando /su muitas vezes buga, e não aparece que você o usou para você ou outros policiais, mas para o suspeito aparece, e ele ganha nível de procurado. Se você usou um /su e não apareceu a confirmação no chat, aperte T e depois a seta para cima, para rever a mensagem. Se você checar que digitou o comando sem erros, NÃO O USE DE NOVO! Para o suspeito todos os /su vão aparecer, e ele pode te acusar por flood de /su.
2- Quando for utilizar o comando /imo, tenha certeza de que o suspeito está realmente fugindo PODE SER GG OU CIVIL E NÃO ESTEJA EM COMBATE, pois algumas vezes ele pode estar apenas se posicionando melhor no combate, e não fugindo.
3- Não ataque orgs que atacaram a ROTAM por "revide". Mas lembre-se de dar um /su viável, para que você tenha justificativa de atacar estes players depois.
4- Pense bem no que fazer em momentos mais tensos, pois na maioria das denúncias contra ROTAM's, o primeiro ato foi justificável, mas logo em seguida o ROTAM xinga ou mata o acusador sem motivo, perdendo assim qualquer chance de se defender com sucesso no forum.
Duvida sobre o comando /imo> SO USE SE O SUSPEITO ESTIVER CORENDo, NÃO EM COMBATE ELE PODE ESTAR ARMADO MAS NÃO EM COMBATE!
By Guilherme_STAFF
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